10 dicas para estudar ouvindo música

Equipe BigCase

04/01/2016
20:14

 

Sim! Música ajuda a estudar.

Já entendemos como nosso cérebro é estimulado pela música em um artigo anterior, e realmente, ouvir música
enquanto estudamos pode aumentar nosso rendimento.

Mas não é tão simples assim. Precisamos prestar atenção em alguns pontos para que a música realmente ajude e não torne nosso estudo em uma rave inapropriada.

Veja aqui 10 dicas indispensáveis para seu estudo entrar em harmonia com a música:

 

Dica # 1 – Não escolha qualquer música

Gramophone

Música ajuda a estudar, mas não qualquer uma! Para que a música se torne um estimulante e não uma distração, é preciso escolher as música à dedo!

Então nada de colocar em “músicas aleatórias”. Veja as dicas e escolha a música certa para você.

 

Dica # 2 – Aposte na música clássica

A música clássica estimula nosso raciocínio lógico e faz com que nosso cérebro lide melhor com matérias que exigem um grande foco e a resolução de problemas. Existem pesquisas que provam que estudantes que escutaram Mozart se saíram melhor do que aqueles que não ouviram nada. É o chamado “Efeito de Mozart”.

Ou seja: Música clássica é comprovadamente boa para o estudo!

 

Dica # 3 – Acerte no ritmo da música

O nível de batidas por minuto (BPM) é essencial para que a música entre em harmonia com os estudos.

Músicas com um BPM mais baixo, como clássica, lounge e deep house, por exemplo, acionam o lado direito do cérebro, responsável pelo raciocínio lógico, relacionado às matérias exatas.

Já músicas mais velozes, como POP e Rock, são melhores para ativar nosso raciocínio criativo e são ideias para matérias de humanas.

Leia mais sobre isso e saiba qual ritmo escolher!

 

Dica # 4 – Músicas ambiente podem ser uma boa pedida!

As chamadas músicas lounge, chill, tropical e outras são muito boas para a concentração, uma vez que elas não tem grandes variações e não prendem a nossa atenção. E melhor, você consegue encontrar playlists prontas para ouvir.Heart

Se você gostar da ideia, procure também a trilha sonora dos seus jogos de videogame e PC preferidos. As trilhas dos games são cuidadosamente desenvolvidas para que o jogador consiga ficar concentrado em suas missões por horas! No estudo, elas terão o mesmo efeito de concentração.

 

Dica # 5 – Sons da natureza

Eles não são exatemente música, mas os sons da natureza tem a capacidade de não chamar sua atenção e assim te manter absolutamente concentrado em suas tarefas, além de gerar um efeito relaxante em seu subconsciente.

Algumas pessoas não conseguem ficar uma hora ouvindo o som de chuva ou de cachoeiras, mas se você, por outro lado, ama a natureza, essa pode ser a técnica ideal para ajudar seus estudos.

 

Dica # 6 – Mantenha o volume sob controle

Nunca se esqueça, o fundamental sempre deve ser o estudo. Por isso, mantenha o volume baixo e garante que a música vai ficar em segundo plano e não uma distração.

 

Dica # 7 – Crie uma Playlist

InstrumentsMonte uma Playlist com as suas músicas favoritas. Assim, você não precisa ficar procurando uma música nova sempre que a anterior acaba. Isso diminui significativamente as distrações.

Além disso, é comprovado que as músicas que você mais gosta ajudam o cérebro a trabalhar com maior eficiência.

 

Dica # 8 – Evite o rádio e propagandas

Tanto o rádio, Spotify e Youtube contam com propagandas entre as músicas. Diálogos e chamadas prejudicam muito a concentração. Então evite ouvir música com propagandas envolvidas. Você deve estar no controle e nada deve te atrapalhar!

 

Dica # 9 – Combine a música com pequenas pausas

Determine as durações das playlists com sabedoria! O ideal é montar listas de 40 a 50 minutos. Dessa forma, faça pausas quando as playlists acabarem. Assim você se lembra de fazer pausas curtas e não procrastinar (link com artigo dicas para não procrastinar).

 

Dica # 10 – Mantenha o foco

Não se esqueça: Estudar com música é uma delícia e é cientificamente comprovado de que ajuda o rendimento de nosso cérebro. Porém cuidado, pois a música pode facilmente se tornar uma distração.

Mantenha o foco nos estudos e use a música a seu favor.

Bons estudos pra você!

 

Se você gostou das dicas, veja também esse outro artigo com dicas para melhorar seus estudos!

;