11 dicas para conquistar um estágio com o LinkedIn

Equipe BigCase

09/12/2015
10:13

Torne seu LinkedIn atrativo!

Ganhe visibilidade de forma simples e fácil.

Linkedin CurriculumAo invés de você buscar por vagas de emprego, que tal as empresas te procurem? Se você tem interesse nisso, continue lendo este artigo que nós iremos te ajudar!

Atualmente, o LinkedIn possui mais de 347 milhões de usuários, sendo que aproximadamente 20 milhões são brasileiros. Estes números demonstram a grandeza e a importância dessa rede social na construção de sua identidade profissional online.

Trabalhando de maneira correta seu marketing pessoal no LinkedIn, você irá demonstrar seu potencial ao mercado e ampliará sua rede de contatos. Assim, você estará mais próximo de conquistar o tão sonhado estágio em uma grande empresa.

Com o objetivo de te auxiliar na construção de um perfil que encante os headhunters, nós preparamos estas 11 dicas para você demonstrar seu potencial e se destacar no LinkedIn:

 

1.  Mantenha seu perfil completo e atualizado

Antes de nos aprofundarmos em como você poderá construir um perfil incrível, é importante reforçar que não adianta criar um perfil incompleto e ainda deixá-lo “parado”. Assim, você com certeza não receberá visitas.

Portanto, para esta rede social lhe trazer resultados positivos você deve ser um usuário ativo e atualizar seu perfil constantemente.

Não existe necessidade de preencher todas as informações, mas existem dados que devem ser descritos para seu perfil ser considerado “completo” pelo LinkedIn, e assim, aparecer melhor posicionado nos resultados de busca. Estes são:

  • Adicionar um cargo/ posição atual
  • Inserir uma foto
  • Informar 2 experiências profissionais juntamente com suas respectivas descrições de atividades(caso você ainda não tenha essas experiências, selecionamos 7 atividades durante a faculdade que irão alavancar sua carreira)
  • Listar 5 habilidades ou mais
  • Escrever um resumo sobre você
  • Preencher o país em que reside e a industria em que atua
  • Informar sua formação acadêmica
  • Ter no mínimo 50 contatos em sua rede do LinkedIn

 

2. Customize a URL do seu perfil

Se você ainda não realizou a alteração da URL, esta deve conter diversos números/letras. É importante realizar a mudança para deixá-lo mais visual e compreensivo no momento de compartilhar com outras pessoas o seu perfil do LinkedIn.

Além disso, você pode inserir esta URL em seu currículo, para caso o recrutador tenha interesse em saber mais informações sobre você.

Para customizar a sua URL é extremamente simples:

1°  Acesse o seu perfil
2°  Abaixo da sua foto você irá observar o link do seu perfil, posicione o mouse acima dele que irá aparece o símbolo de configuração
3°  Clique no símbolo de configuração
4°  Você será redirecionado para uma nova página. Nesta você observará no topo do lado direito a área “URL do seu perfil público”
5°  Clique no símbolo de lápis para editar sua URL e pronto!

 

3. Coloque uma foto de perfil adequada

selfie_linkedinO LinkedIn é uma rede social profissional, portanto tenha bom senso ao selecionar a sua foto. O ideal é escolher uma foto profissional que demonstre seriedade, mas que não fique “forçado” e faça você parecer um robô, busque também colocar uma foto que apareça um pouco mais do seu corpo e não fique apenas seu rosto como em uma selfie.

Segundo o LinkedIn, pessoas com foto no perfil são 14 vezes mais vistas.

Em relação as especificações, esta deverá ter 500 x 500 pixels. Além disso, esteja atento se  a imagem está em boa qualidade. Você pode até mesmo utilizar uma imagem de capa (1400 x 425 pixels). Nesse caso seja criativo para expressar seus valores e interesses, mas é claro, sempre mantendo o bom senso.

 

4. Envolva o leitor com seu resumo

Descreva um texto dizendo quem você é, de forma que desperte o interesse do leitor a continuar lendo seu perfil. Você possui 2 mil caracteres para encantar os recrutadores, mas seja sucinto. Segundo o LinkedIn um resumo de no mínimo 40 palavras aumenta a probabilidade do seu perfil aparecer em uma busca de candidatos para vagas de emprego.

Aproveite o resumo para melhorar o rankeamento do seu perfil. Inclua palavras-chaves referentes a sua área de atuação para você melhorar seu posicionamento nos resultados de busca.

Segue abaixo um exemplo de roteiro para te nortear nessa construção do resumo:

  • Apresente-se brevemente
  • Fale sobre seus interesses pessoais e profissionais
  • Diga sobre o que te motiva/ qual é o seu propósito
  • Defina sua área de atuação
  • Descreva suas principais realizações, experiências, conquistas e habilidades
  • Informações de contato

Além disso, não se esqueça de:

  • Escrever em primeira pessoa
  • Usar verbos ativos
  • Utilizar tom pessoal
  • Escrever de forma narrativa

 

5. Descreva sua experiência profissional

Descreva suas atividades desempenhadas na companhia de forma clara e sucinta. Adicione fotos, vídeos, infográficos e apresentações relevantes para tornar seu perfil ainda mais atrativo, demonstrando sua experiência por meio de conteúdo como em um portfólio.

Procure informar resultados. Nós sabemos que esta descrição é mais complicada, mas busque formas de mensurar a eficácia de suas realizações no trabalho, pois isto irá valorizar suas experiências, e assim, você conquistará mais credibilidade.

E claro, não “encha linguiça”, o headhunter perde o interesse caso suas informações estejam prolixas. Além disso, evite o “control+C e control+V” do currículo,  e novamente, não esqueça de pensar nas palavras chaves. Estas são extremamente importante para auxiliar os recrutadores a encontrarem seu perfil.

 

6. Demonstre suas competências

Descreva suas competências, isto é, as principais habilidades profissionais que você possui. Assim, os recrutadores que visitarem seu perfil irão saber exatamente o que você sabe fazer, identificando se você é a pessoa certa para preencher a vaga.

Além disso, segundo o LinkedIn, estas aumentam 13 vezes a chance do seu perfil ser visto.

 

7. Inclua trabalhos voluntários e causas sociais

Segundo pesquisa realizada pelo LinkedIn, 42% dos recrutadores entrevistados afirmam que consideram a experiência voluntária tão importante quanto a experiência formal. Portanto, inclua em seu perfil as causas que você defende e as instituições para as quais trabalha ou já realizou alguma atividade.

Esta é uma excelente opção para adquirir experiência para os estudantes universitários em início de carreira (nesse outro artigo nós falamos sobre uma plataforma que te ajuda a encontrar causas sociais e outras atividades para você participar e impulsionar seu desenvolvimento).

 

8. Faça conexões valiosas

Aumente o número de conexões, isto melhora a visibilidade do seu perfil. Lembre-se que estes usuários devem estar alinhados com seus objetivos de carreira. Portanto, não faça conexões aleatórias e nem aceite convites de pessoas que não agreguem valor a sua rede de contatos (sim, você irá receber convites de pessoas que não leram essas dicas e  “atiram para todos os lados”), apenas para crescer em números sua audiência. Sendo assim, esteja atento a qualidade e coerência com seu propósito profissional.

Recomenda-se também enviar convites com mensagens personalizadas para se conectar com profissionais estratégicos de importância para você. Evite enviar frases prontas e genéricas.

 

9. Se relacione com suas conexões

Dicas de como melhorar seu relacionamento

  • Interaja com seus contatos, comentando e curtindo seus conteúdos
  • Responda todas as interações que seus contatos tiveram com você
  • Mande felicitações aos seus contatos referente as conquistas obtidas
  • Compartilhe informações relevantes e de qualidade com sua rede, podendo ser tanto artigos próprios, como publicações de terceiros.

 

10. Participe e se envolva em grupos de interesse

Participe de discussões que você tenha interesse e conhecimento à agregar. Assim, você aumentará a visibilidade do seu perfil, crescendo o número de conexões relevantes, além de manter-se informado sobre assuntos de sua área e compartilhar seu conhecimento e pontos de vista com diversos profissionais.

Participe também de grupos de vagas, assim você estará informado sobre as cargos disponíveis no mercado.

 

11. Siga empresas referências em sua área de atuação

Mantenha-se atualizado e informado sobre os principais acontecimentos do setor e vagas de interesse.

 

Agora que você já sabe o que fazer, é só aplicar as dicas e correr para a entrevista! Boa sorte!

 


Para saber mais dicas como essa, cadastre-se na nossa newsletter no campo abaixo.

;