11 momentos que todo estagiário já viveu

Equipe BigCase

11/12/2015
15:27

Todo mundo tem sonhos em todas as etapas da vida. Sonhos grandes, sonhos pequenos, sonhos de momento: Ser cirurgião plástico, arquiteto, ter um porco de estimação, ter um superpoder e até de ter um Mewtwo.

Mas, muitos desses objetivos tem que começar de algum lugar. E, muitas vezes, é com um estágio.

Pensando nessa etapa marcante da vida, selecionamos 11 momentos, no mínimo, curiosos:

1. Na hora de ir embora, ouvir a mesma pessoa falar “já?! vida boa de estagiário, hein?!”

Momento 1É incrível como todo lugar tem um cara que fala isso. Toda vez que alguém proclama esta frase, algum estagiário no mundo chora. Todo estagiário tem a mesma resposta “É”, seguido de uma risadinha sem graça.

Mas a vontade de todo estagiário é olhar bem no fundo da alma dessa pessoa e falar: “cara, eu estou indo pra faculdade fazer 3 provas, 2 relatórios, 4 fichamentos, 2 trabalhos, ler 8 capítulos de Finanças Corporativas, estudar pra 3 provas de amanhã e terminar 10 partes do meu TCC.”

Você chega em casa que horas hoje? 19h? Que legal, amigão! Bem na hora que começa a primeira aula.

 

2. Não falar absolutamente nada em uma reunião (principalmente na primeira delas)

Então você é chamado para a sua primeira reunião, junto de seu chefe e mais alguns figurões importantes. Você se prepara como se estivesse indo pro vestibular: Caneta, caderno, marca-texto, borracha, régua, transferidor, compasso, apostila e tudo o que tem na mesa. Mas, para seu espanto, você não entende nada do que estão falando e, por isso, não fala uma palavra em quatro horas e meia de reunião – além de concordar com absolutamente tudo o que falam. Mas, o pior disso, é quando seu chefe te pergunta uma semana depois como está indo o seu Relatório Yellow Buzz Tiger Burguer X31 Metal 2016 que você concordou em fazer no final da reunião.

 

3. Chegar 2 horas mais cedo no primeiro dia de trabalho

Momento 3

Pega muito mal chegar atrasado logo no primeiro dia. Então, você coloca o alarme para tocar às 4:15h, toma um banho rápido e não toma o café da manhã. Você sai de casa comprometido em cronometrar quanto tempo demora para chegar no seu novo emprego para nunca se atrasar. Então, você chega 2 horas mais cedo e fica preso para fora da empresa. Sem contar que se atrasa no dia seguinte porque esqueceu de considerar que o trânsito das 7:30h é bem pior que o das 4:30h.

 

4. Quando é o aniversário do seu chefe no restaurante mais caro da região

O VR sempre é a conta mais absurda no orçamento de um estagiário. Você faz contas mirabolantes, contando as gramas do seu prato todo o dia para ele durar. Mas, bem no comecinho do mês, é aniversário do seu chefe e não tem como fazer essa desfeita. Depois disso, todas as contas foram para o lixo e você vai ter que levar marmita até o final do mês.

 

5. Alguém te chama de outro nome. E você não corrige.

Não importa se você coloca sua assinatura nos e-mails, usa crachá, uma etiqueta com seu nome ou qualquer outra coisa que te identifique: Haverá pessoas que vão errar seu nome. E, provavelmente, você vai ter vergonha de falar para o gerente de vendas “Meu nome é Marcos, não Higor”. E pode ter certeza que você vai ser o Higor até o final do seu estágio – mesmo se você tem o gerente de vendas no Facebook.

 

6. Seu chefe pede para você falar com alguém em um departamento que você não conhece e você se perde (muitas vezes).

Momento 6Nos primeiros dias de empresa, seu mundo é seu próprio departamento, o RH e o banheiro. É uma rotina em equilíbrio, até o seu chefe pedir para falar com a Cynthia do Jurídico. São tantas perguntas que chegam na sua mente, como “quem é Cynthia?” e “existe esse departamento?”, que você só consegue questionar “onde fica?”. E seu chefe, com a maior naturalidade, te dá as instruções mais absurdas que você já ouviu. Depois de 40 minutos andando em todos os andares da empresa, você se encontra no meio do estacionamento, com fome, sede e com vergonha de voltar pra perguntar de novo.

 

7. Esquecer a escova de dentes no primeiro dia de trabalho.

Esse é um clássico. Depois do almoço com a galera, todo mundo volta conversando e você acha que está tudo bem. Não mais do que de repente, todos vão até suas mochilas e pegam suas escovas e pastas de dente e você percebe que esqueceu seu estojinho da escova em casa. Você só tem uma certeza essa hora: Se você falar que esqueceu, vão olhar para você como se tivesse sido mordido por um zumbi. Portanto, você dá uma desculpa horrível – como “acho que vou comprar um chocolate” -, sai para a rua e gasta R$ 16,00 em uma escova e uma pasta de dentes.

 

8. Fazer favores pessoais absurdos para seus chefes

Momento 8Tudo é novo para o estagiário: os relatórios, as ferramentas e todos os outros processos. Os chefes sempre estão pedindo coisas novas e ensinando novos procedimentos. Mas, no meio de tudo isso, os chefes podem pedir tarefas nada convencionais. Já vi estagiários completando o bolão da Copa do Mundo, comprando lembrancinha para a sogra, comprando iogurte funcional e xerocando conta de luz. Portanto, lembre-se que todo bom estagiário está sempre preparado para tudo. Quem sabe o chefe paga um almoço de novo?

 

9. Quando uma pessoa que foi estagiária muito antes de você começa histórias com “Na minha época…”

Vai ter pelo menos um dia no almoço que alguém vai apontar e falar “Você tem VR?! Na minha época, eles davam um pão e olha lá!”. E quando essa pessoa começar a falar sobre o passado sofrido dos estagiários, você vai achar um absurdo. Já adianto que haverá histórias de estagiários que trabalhavam 22 horas por dia, tinham 10 minutos de almoço e outras situações bizarras. Se você acha que sua situação está difícil, vamos esperar que a próxima geração de estagiários tenham celular e carro da empresa.

 

10. Quando usar o email parece ser mais difícil que desarmar uma bomba.

Momento 10Outlook avançado. Pelo menos, no currículo. No primeiro dia de estágio, você percebe que o email não é uma ferramenta tão simples e que tem muita coisa além de enviar e receber. Tudo o que você tentar fazer vai parecer que todos os dados de toda a companhia serão deletados e você, demitido no primeiro dia. Tenho certeza que eu não fui o único a perguntar pro chefe o que é “PSC” e reescrevi o mesmo email 19 vezes (pra depois receber um singelo “ok” como resposta).

 

 

11. Quando oferecem recompensas peculiares pelo seu trabalho.

Geralmente, o estagiário é visto como a pessoa boazinha e engajada com o trabalho. Isso é muito bom, já que o objetivo é aprender. Mas, cuidado: Algumas pessoas vão oferecer coisas que vão parecer muito legais na hora para você consertar um pepino. Sempre tem um job bem chato e burocrático para todo funcionário, e quando você estiver por perto, vão tentar fazer você parecer a pessoa mais importante do mundo para fazer por eles. “Olha lá, a Aninha! Como está indo o trabalho, estagiária estrela? Que bom! Viu, quer ganhar um almoço? É só fazer esse relatóriozinho pra mim”. A próxima coisa que você percebe é que trabalhou 4 dias nesse “relatoriozinho” e você tem vergonha de pedir para essa pessoa te pagar o almoço.

 

E aí? Já vivenciou algum desses momentos memoráveis no seu estágio também? Tem algum que eu esqueci de colocar? Comente para que essa lista seja ainda maior! Quem sabe colocamos sua história numa próxima lista!

;