7 atividades durante a faculdade que vão alavancar sua carreira

Equipe BigCase

30/11/2015
10:54

post-testa

Todo universitário entra na faculdade sabendo: “Aproveite sua faculdade, isso vai fazer a diferença lá na frente! ”.

E pode apostar, isso é totalmente verdadeiro. Alunos que já fizeram alguma atividade extracurricular costumam se destacar nos processos seletivos das empresas. Seja por sua atuação nas dinâmicas ou então durante as entrevistas, uma vez que tem muito mais história para contar do que aquele amigo que passou a facul inteira indo para o bar.

Mas quais são as atividades que eu posso fazer? O que os profissionais valorizam? Qual delas que mais tem a minha cara?

Para responder as suas dúvidas, aí vai uma lista com 7 atividades que podem turbinar o seu currículo e fazer a diferença!

1- Empresa Júnior

Esta é sem dúvida uma das atividades que brilha os olhos dos gestores. Quando o jovem já participou de uma empresa júnior ele mostra que está interessado em se desenvolver e possui uma experiência real com o mercado de trabalho.

Jovens que participam de uma empresa júnior desenvolvem o trabalho em equipe, a responsabilidade e disciplina que se espera no mercado, além da confiança, ou seja, já está um pouco mais preparado para enfrentar o mundão.

Trabalhar em uma empresa júnior também é um excelente modo de aplicar na prática o que se aprende em sala de aula, além de sempre receber críticas e melhorar com elas. E claro, de quebra ainda encontrar uma galera legal para aproveitar a faculdade.

2- Intercâmbio

Quando vamos à uma entrevista de emprego sempre somos intercambio-atividades-extracurriculares-150x150questionados sobre nossas experiências. Por exemplo, uma pergunta clássica é: “Me conta alguma dificuldade que você passou e como você conseguiu superá-la”. Com certeza todo intercambista terá uma lista gigantesca de experiências como essa para contar, difícil será só não ficar falando por horas sobre a viagem.

Brincadeiras à parte, o intercâmbio para um outro país é uma forma excelente de ganhar experiência em várias áreas diferentes. Além de demonstrar independência, um intercambista mostra que sabe superar seus problemas sozinho e que sabe se virar fora de sua zona de conforto.

Além de ser uma experiência de vida incrível, normalmente o intercâmbio está ligado com o estudo de uma língua estrangeira. Dominar um outro idioma é muito valorizado pelos gestores das empresas, principalmente se for uma empresa multinacional.

3-   Estágio

Seja para conquistar uma vaga de emprego efetiva ou então até para uma nova oportunidade de estágio, um jovem estudante que já trabalhou como estagiário em algum lugar está um passo a frente.

Para os gestores, um jovem que estagiou já teve contato com uma experiência real e muito próxima do que ele irá vivenciar no cargo preterido. Dessa forma, ele já pôde desenvolver sua postura, foco e responsabilidade, além de ter conhecimento do funcionamento das áreas mais comuns das empresas e habilidade com alguns processos.

Mas não pense em fazer um estágio meia-boca! Aquele estagiário que passou por 10 companhias diferentes e nunca durou mais de três meses em uma vaga pode demonstrar desinteresse e um perfil profissional negativo. Então pense bem! As empresas costumam buscar estagiários que irão se entregar às suas responsabilidades e que vão brigar para ganhar uma vaga efetiva no futuro.

Além disso, o estágio pode render uma graninha extra que faz toda a diferença na vida do universitário.

 –

4-   Centro acadêmico e outras entidades

Não é só o pessoal de empresa júnior que trabalha na faculdade. A galera do centro acadêmico, atlética e outras entidades também trabalham duro! Seja para organizar uma festa, o time da faculdade, um evento cultural ou qualquer outra coisa, as entidades acadêmicas exigem compromisso e muita dedicação. Obviamente, tudo isso é valorizado pelos gestores.

Ter uma passagem por uma entidade demonstra que você já se engajou com um projeto extracurricular. Além disso, com certeza vai te dar muitas histórias para contar e excelentes contatos para o futuro.

Uma entidade é uma forma mais descontraída de trabalhar. Normalmente exige a mesma dedicação e foco, mas com muita diversão garantida!

5-   Cursos e oficinas

x-atividades-durante-a-faculdade_nova

É sempre bom quando o universitário mostra que tem vontade de aprender e se profissionalizar. Quando o jovem possui um currículo recheado de cursos ele demonstra para os profissionais do mercado que possui grande interesse em obter novos conhecimentos, que é determinado e não mede esforços para chegar mais longe!

Além disso, cursos são excelentes para você ficar expert em determinados assuntos. Um curso de excel avançado, por exemplo, pode fazer de você um candidato extremamente diferenciado!  Outros bons exemplos são: Cursos de oratória, teatro, cursos de liderança, etc….

Não tenha preguiça! Vá atrás de assuntos que te interessem e mostre para as empresas que você é um verdadeiro expert!

6-   Trabalho voluntário

Colaborar com uma ONG ou fazer parte de um serviço social é algo que pode fazer a diferença para um candidato!

As grandes empresas, principalmente, desejam que os consumidores os enxerguem como engajados socialmente, portanto valorizam essa colaboração social também em seus funcionários.

Os recrutadores apreciam talentos que já realizaram ações sociais, pois essas pessoas apresentam certas características interessantes, como: facilidade de relacionamento, proatividade e preocupação com a sociedade.

Além disso, se você ainda não teve a oportunidade de vivenciar uma experiência profissional, esta é uma ótima maneira de conviver em um ambiente de trabalho e ter uma história bem interessante para contar em uma entrevista de emprego. Assim, você estará se desenvolvendo tanto profissional como pessoalmente.

Com o objetivo de ajudar você a realizar um trabalho voluntário que indicamos o site Atados, uma plataforma online que conecta voluntários e causas sociais. O interessante é que a rede social indica as ações sociais que mais combinam com o seu perfil.

7- Resolver desafios de case

Desafios de case tratam-se de desafios propostos por empresas para outras pessoas resolverem. Estes podem ser problemas reais da companhia, ou até mesmo oportunidades que as empresas desejam explorar. Dessa forma, as organizações utilizam do conhecimento coletivo para aprimorar processos internos ou obter ideias para novas ações.

Desafios de case trazem muitos benefícios ao universitário. Para começar, os desafios são um excelente modo de se aproximar de grandes empresas e profissionais renomados. Ao apresentar uma ideia aos gestores de uma companhia, além de desenvolver seu networking você também demonstrará seu potencial, gerando mais possibilidades de emprego.imagem_post_nova

Além disso, participar de u case amplia as experiências descritas em seu currículo e histórias para contar em uma entrevista, ainda mais se você tiver ganhado o desafio.

Os desafios também são um excelente modo de colocar em prática as teorias aprendidas em aula, desenvolvendo o lado acadêmico e também o trabalho em grupo.

Por fim, todos os desafios têm como recompensa prêmios muito interessantes para os vencedores. Ou seja, suas ideias podem realmente render grandes recompensas.

Por acreditar no potencial dos universitários, a BigCase surgiu com objetivo de gerar cada vez mais oportunidades para jovens engajados demonstrarem seu potencial e se desenvolverem. Portanto, se você quer alavancar sua carreira, além de fazer as atividades anteriores, fique ligado no site da BigCase e participe dos desafios!

E ai, se identificou com alguma?

Seja qual for a que tenha mais sua cara, todas são excelentes para quem quer dar um up no currículo e ainda vivenciar uma grande experiência.

Faça sua escolha e aproveite!

;