Seja você o criador das suas oportunidades

Equipe BigCase

25/07/2016
18:35

downloadEstamos em 2016 e sinto em dizer que muitos ainda acreditam que as oportunidades caem do céu. Felizmente, mesmo em 2016, podemos ainda de uma maneira ou outra contar com a sorte, mas cá entre nós. Você ai, jovem, cheio de saúde e vontade, vai ficar esperando pela sorte? Ainda mais tratando da suas oportunidades?

No mundo acadêmico e profissional, os jovens ainda precisam deixar de lado o quesito sorte e acreditar mais no seu potencial de ser um criador das suas próprias oportunidades. Estar na universidade, não significa ter um emprego garantido, uma carreira sólida ou magicamente se tornar alguém de sucesso. Tudo isso, tem muito mais relação com o quanto você batalha, trabalha, estuda, pesquisa e busca os seus objetivos.

A universidade exerce um papel fundamental na sua formação, mas não é o suficiente. Hoje cada vez mais profissionais são formados, cursos desenvolvidos e empresas construídas. É preciso se destacar frente aos seus concorrentes, criando as suas oportunidades, você será o principal agente de transformação da sua formação.

São diversas as formas de criar caminhos diferentes para atingir os seus objetivos futuros. Claro que as oportunidades que você deseja, podem ser em diferentes âmbitos, mas se for no sentido profissional e da sua carreira, siga as seguintes dicas.

 

  1. Conhecimento nunca é demais!

Isso mesmo, o segredo das oportunidades está na forma que você lida com o conhecimento, o seu e o que você deseja ter. Quer ser um bom social media? As universidades ainda estão iniciando e adaptando as grades curriculares de seus cursos a está determinada área, portanto é o seu dever buscar cursos, certificações e demais meios de conhecer mais sobre o assunto. Neste mesmo exemplo, as oportunidades duplicam, pois um profissional de social media hoje, é muito disputado pelas empresas e agências, pois ele precisa ter essa formação complementar e este conhecimento específico que ainda não são todos que possuem.

 

  1. Vai um freela aí?

Há quem diga que em tempos de crise, surgem as oportunidades, e eu particularmente concordo! Já pensou em perceber com um novo olhar o cenário que está ao seu redor? Os trabalhos temporários vêm ganhando força e quem prefere fazer seus horários e ter uma liberdade maior no quesito trabalho, é uma boa opção fazer freelancer, principalmente para as áreas de design, criação e até mídia.

Os públicos são os mais diversos. Já pensou em fazer um pequeno portfólio e distribuir entre amigos e parentes que tem um pequeno negócio?

 

  1. Por falar em pequenos negócios…

O Brasil segundo o SEBRAE nesta pesquisa  mundial  de 2015 apresenta o Brasil como o país mais empreendedor do mundo! Criar as suas próprias oportunidades, pode ser representada por criar novos produtos e ideias. Para abrir um pequeno negócio a sua maior motivação deve ser fazer algo que você saiba, goste e que tenha principalmente muita vontade de crescer. Há vários tipos de empreendedores, mas algo que todos têm em comum é o objetivo de fazer o seu produto e serviço, algo útil para quem o adquire.

Mesmo sendo o país do empreendedorismo ainda falta inovação e protagonismo, quer encarar o desafio?

 

  1. Oportunidades no âmbito social

O voluntariado é uma das atuações sociais de maior força atualmente, muitas pessoas dedicam seu tempo e conhecimento em prol de causas diversas, e essa é uma oportunidade não só de contribuir com o seu conhecimento, mas de fortalecer a vontade de construir um mundo melhor e de trabalhar frente a pessoas que precisam muito de apoio. Grandes empresas já possuem fundações sociais e que recrutam voluntários de todo o país, para atuar em suas causas. Bem como pequenas ONG’s também precisam de voluntários para melhorar suas condições. Crie oportunidades ao seu crescimento e dê também oportunidades há quem precisa de coisas que vão muito além da sorte, como já mencionado.

 

Estes são apenas pequenos exemplos, mas criar as suas próprias oportunidades, mostra o quanto você está disposto a deixar de lado as dificuldades e foca em soluções. Claro, que pode ter uma indicação de estágio por um professor, uma ajuda do seu pai na empresa dele, uma amiga que te chamou para atuar com ela…Tudo isso também existe, mas você com todo esse gás e criatividade, vai ficar esperando as oportunidades caírem no seu colo? Eu espero que não! Então pense um pouquinho em algo que você pode dedicar um pouco mais de tempo e faça disso uma oportunidade do seu crescimento profissional.

Se ainda está com dúvidas, leia esse artigo  sobre como despertar a criatividade e esse aqui  sobre uma bela oportunidade que você pode ainda estar dando bobeira!

 

 

Este artigo foi escrito por:

Janaína Rodrigues
Estudante de Relações Públicas

 

Quer ter seu artigo publicado no blog da BigCase?
Entre em contato com a gente pelo email: contato@bigcase.com.br

;